hex0.jpg
hex1.gif
hex2.jpg
O rio Aricanduva é conhecido por todos que aqui moram na cidade de São Paulo por causa das enchentes tão freqüentes na época de chuvas, como tantos outros córregos da cidade. Neste fundo de vale localiza-se uma via de mesmo nome do rio, a avenida Aricanduva. Grande parte das características da avenida são vinculadas ao rio de mesmo nome e parte dos problemas também estão ligados a ele.
 
A avenida Aricanduva localiza-se na Zona Leste da cidade, começando no bairro de Chácara Califórnia (Radial Leste) e estendendo-se até São Mateus (Av. Ragueb Chohfi). O rio Aricanduva corta o setor leste-sudeste da cidade, sua nascente fica próxima da cidade Mauá e deposita suas águas poluídas no Tietê.
 
A avenida Aricanduva é uma importante via coletora de veículos e também é rota de caminhões. Constantemente congestionada, sua ocupação é feita principalmente por construções clandestinas, habitações precárias, comércio de veículos e peças, postos de gasolina, grandes galpões de depósito, áreas não construídas, faixas non aedificandi,  restaurantes populares, supermercados e um complexo comercial composto por shopping centers e supermercados.
 
A maior parte da população tem baixa renda, baixo nível de escolaridade e conseqüentemente, baixo nível cultural e pouca conscientização de qualidade de vida e seus benefícios. Tampouco apresentam algum conhecimento sobre a importância da preservação ambiental.
 
Enfim, em uma primeira visão temos a avenida como um espaço urbano degradado, decorrente de uma má ocupação, sem qualquer planejamento urbano. A má ocupação dos arredores é uma das grandes causas das enchentes. E por causa destas enchentes temos um desinteresse de investidores na área. Uma grande bola de neve. Este será o tema de estudo deste trabalho, que compreenderá o histórico do rio Aricanduva, diagnóstico da bacia, da região e da população, projetos em execução e análise destes e as propostas feitas pela equipe.
 
A escolha do tema
 
Ambos os membros da equipe moram e trabalham próximos à avenida Aricanduva e têm contato diário com a falta de qualidade dos espaços e mais ainda, com os problemas constantes de enchente e congestionamentos. Observamos ainda as recentes obras e achamos que seria interessante acompanhar os projetos propostos pelo Plano de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Tietê que estão sendo executados e em paralelo propor nossas próprias idéias.