A região e a população do rio Aricanduva
Em toda a extensão do rio, o que se vê são áreas degradadas, consequência de uma urbanização caótica e apressada. Demasiadas áreas impermeabilizadas, concretadas e poucas áreas verdes, geralmente refugos de loteamento.
À medida que nos afastamos da Radial Leste e andamos em direção à São Mateus a paisagem muda, mas o mesmo caos observado no início da avenida continua. Se próxima à Radial Leste temos uma urbanização concentrada, não organizada, tumultuada, ao chegarmos ao fim desta encontramos áreas desocupadas, não edificadas e áreas ocupadas clandestinamente, algumas não urbanizadas ou sem qualquer infraestrutura.
Em um primeiro trecho da avenida que compreende os trechos entre Vila Carrão, Vila Matilde, Penha até a avenida Itaquera, predominam nas quadras adjacentes à avenida habitações precárias, alguns edifícios populares, comércio de auto-peças, carros e caminhões usados, postos de gasolina, pizzaria, comércio de grama e terra, motéis, depósito de materiais de construção, ou seja, a maior parte da ocupação é feita em pequenos lotes, mas sem qualquer ordem. As pequenas porções de áreas verdes geralmente são sobras de lote devido a implantação de um sistema viário. São áreas em que as enchentes são frequentes, principalmente próxima à rua Baquiá, rua Manilha e avenida Itaquera. A ocupação nesta região dá-se de maneira mais concentrada, pois apresenta maior infraestrutura urbana, escolas, hospitais, serviços que se encontram nos bairros arredores.
No segundo trecho que compreende a avenida Aricanduva entre a avenida Itaquera e 2 km após o Shopping Aricanduva encontramos uma situação diferente: diminuem o número de pequenos lotes nas quadras adjacentes à avenida e começam a aparecer os grandes lotes, ocupados por grandes supermercados, shoppings centers, grandes galpões de materiais de construção e antigos galpões industriais. Começam a aparecer grandes lotes vazios em comparação com a total ocupação de área no primeiro trecho; alguns destes vazios estão sendo usados para construir os piscinões previstos pelo Plano Diretor de Macrodrenagem, sobre o qual retomaremos depois. Como acontece com o primeiro trecho, as áreas propriamente verdes são quase inexistentes. Mas próximo à área do Complexo Comercial Aricanduva que compreende o Shopping Aricanduva, um shopping de veículos, outro de móveis e materiais para construção e dois supermercados, há uma preocupação com as calçadas, o paisagismo e as vias, mantido por este mesmo Complexo. Mas limita-se apenas no lado da Aricanduva onde este localiza-se.