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. Trabalhos de alunos

2° semestre de 2003
AUP 272 Organização urbana e planejamento  ·  Equipe 1
Proposta de traçado para o Metrô de São Paulo
Uma crítica do PITU 2020
html cd, 05.1.28 
Aline de Matos Carvalho
Debora Oelsner Lopes
Erica Aparecida de Jesus Paulino
Fernão Carrari Morato
Gustavo Andrade Neto
Marcos Kiyoto de Tani e Isoda

 

Objetivo
A atual ineficiência dos transportes públicos, sobretudo os transportes de grande porte, faz com que ocorra uma opção cada vez maior pelo transporte individual, tornando o transito da cidade cada dia mais caótico. O centro, por possuir uma maior oferta de transportes, torna-se centro de redistribuição de fluxos, ficando assim sobrecarregado, já que apesar de possuir maior oferta, esta ainda encontra-se muito aquém da necessária.

Text Box:Text Box:Text Box:Text Box:Sendo o metrô um transporte rápido e de massa, com grande capacidade, é um poderoso elemento estruturador da configuração espacial, essencial para a integração das diferentes regiões da cidade. No entanto, o que temos na cidade hoje é um sistema metroviário muito aquém daquele necessário para uma metrópole como a de São Paulo, fazendo com que a maior parte das viagens sejam feitas por veículos motorizados, sobretudo ônibus e carros.

Desta forma, partimos para a análise das propostas para ampliação do sistema metroviário, chegando ao plano vigente, o PITU 2020. Acreditamos que este plano seja simplista, já que não configura uma rede integradora da cidade. Neste trabalho, então, propusemos um novo desenho para a rede metroviária na região metropolitana de São Paulo, buscando criar novos pontos redistribuidores de fluxo (nós de linhas), desafogando o centro.

Como referências para a caracterização da Região Metropolitana de São Paulo, utilizamos a OD 97, mesma base utilizada pelo PITU 2020, e alguns mapas do Plano Diretor de São Paulo, disponível no site da Prefeitura.


Introdução

<>Text Box:No fim da década de 90, iniciou-se o estudo do PITU 2020 (Plano integrado de Transportes Urbanos para 2020) baseado na pesquisa origem destino de 1997, devido à iniciativa da integração entre as linhas de trem e metrô.

O traçado do metrô neste plano é pouco abrangente no território da região metropolitana. Nele, as linhas da CPTM são transformadas em metrô ao invés de estender as linhas de metrô existentes, legando assim uma demanda de viagens maior que estas linhas podem suprir. Além disso, com essa transformação do trem em metrô, as linhas se mantêm em nível, permanecendo como barreiras físicas na cidade.

Esta alternativa visa reduzir o custo com desapropriações, porém estes traçados existentes não necessariamente seguem os eixos atuais de maior demanda.

Text Box:Das propostas para o transporte metroviário analisadas, a mais coerente foi a de Csaba Deak, de 1990. Ele propõe, através de seu estudo “Elementos de uma política de transporte público em São Paulo”, uma rede de metrô com sete linhas visando ao ano 2000. Estruturada de maneira radio-concêntrica com linhas perimetrais que interligam regiões distantes sem necessariamente passar pelo centro da cidade. Torna assim mais homogênea a acessibilidade ao transporte bem como o acesso às diferentes regiões. Justifica os investimentos através do retorno com o aumento de produção que decorreria da melhoria das condições de transporte com a implantação do metrô.

Buscando criticar a rede do PITU e inspirados no plano de Csaba, propusemos um novo traçado, levando em conta as construções mais recentes do metrô, que seguem o projeto do PITU, porém sem respeitar sua ordem de prioridade.

 


Nossa proposta de traçado



Text Box:Nossa proposta foi elaborada sobre o traçado do PITU, tomando como partida as linhas existentes atualmente, inclusive as em construção, a linha 4 no trecho Vila Sonia – Luz e a linha 2 no trecho Ana Rosa – Sacomã.

- A linha azul, norte-sul, foi estendida à sul, ligando o Jabaquara à Diadema, conectando-a diretamente ao centro.

- A linha vermelha, leste-oeste superior, foi estendida à oeste até Osasco, passando pela Lapa, seguindo o traçado da CPTM. Optou-se por um encontro em triângulo com as linhas rosa e verde uma vez que o leito pré-existente não passa no centro da Lapa.

- A linha verde, arco sul superior, foi estendida à oeste, ligando a Vila Madalena ao centro da Lapa, terminando em Pirituba; e à leste ligando o Sacomã até Águia de Haia, cruzando as linhas vermelha, rosa, amarela. Desta forma ela passa um pouco mais a norte que o traçado do Pitu, suprindo a região desprovida devido ao desvio da linha lilás.

- A linha lilás, diagonal, segue o traçado do PITU até o encontro com a linha verde na Chácara Klabin, seguindo então em direção ao norte, paralelamente à linha azul, encontrando as linhas verde-claro no Cambuci, vermelha no Parque Dom Pedro, Amarela no Pari, e rosa na Vila Guilherme, terminando em Guarulhos. Desta forma procuramos desafogar a linha azul e homogeneizar a malha na região central.

- A linha amarela, arco norte inferior, segue o traçado do PITU do Tabõao até a Luz, conforme está sendo construído atualmente, seguindo então em direção sudeste com um traçado mais aberto. Enquanto o PITU procurou aproveitar a linha da CPTM, que já é uma grande barreira junto do rio Tamanduateí, o traçado aqui proposto buscou amarrar melhor a região da Moóca, Água Rasa e Anália Franco. Em seguida a linha passa por São Caetano, Santo André e São Bernardo, substituindo a bifurcação existente do PITU.

Text Box:- A linha laranja, arco sul inferior, inicia na Vila Jaguara e cruza com a linha vermelha na Vila Leopoldina, seguindo em direção norte até o Largo Treze, passando pela Faria Lima e Berrini, seguindo à nordeste até Águia de Haia. Assim como no caso do rio Tamanduateí, evitamos utilizar o traçado da ferrovia da CPTM ao longo do rio Pinheiros.

- A linha rosa, o arco norte superior, segue traçado semelhante ao do PITU até Santana, fazendo um pequeno desvio para passar pela Nossa Senhora do Ó, procurando servir melhor a região de Pirituba. Ela segue então mais a leste, devido ao desvio da linha lilás, passando pela Penha, onde cruza as linhas laranja e vermelha. Cruza a linha verde na Cidade Líder e termina em São Mateus, junto à linha verde claro.

- A linha verde claro, leste oeste inferior, cruza quase todas as linhas. Inicia na Politécnica, cruza a linha amarela no Butantã, a linha Laranja na Vila Olímpia, passando pelo Itaim e pelo Parque do Ibirapuera. Cruza a linha verde na Brigadeiro, a azul na Liberdade, a lilás no  Cambuci, e a laranja na Vila Prudente. Segue então o eixo da Anhaia Mello até São Mateus.


 

Ordem de prioridade de construção


A ordem de prioridade de construção do nosso traçado se baseia no encontro das novas linhas com as existentes, enquanto que no PITU, até todo o traçado proposto ser construído, algumas das novas linhas não se ligam diretamente as existentes, sendo dependentes das linhas da CPTM, como ocorre atualmente com a linha lilás (Campo Limpo – Largo Treze).

Nosso ponto de partida é o término das construção da linha Luz-V. Sônia e da extensão da atual linha v. Madalena-Ana Rosa até o Sacomã.

<> 
Princípios da ordem de prioridades
- sempre construir linhas conectadas com as demais já existentes, não deixando trechos isolados;

- afirmar centralidades (como Cerro Corá, Lapa, Largo Treze, Ceagesp e Itaim);

- construir linhas saindo da periferia e passando pelo centro, adensando, assim, a estrutura da região central (por onde passarão mais linhas do que hoje) e, ao mesmo tempo, desafogando-a;

- construir linhas perimetrais que facilitem o acesso às linhas que chegam ao centro;

- priorizar regiões da cidade, como a leste e a norte, onde atualmente há menor oferta de transporte de massas e há grande demanda.

Text Box: Text Box:

A partir destes princípios, propusemos a seguinte ordem de prioridade de construção das linhas:

 

 

construção

extensão

linha

trecho

1

 

X

lilás

Largo Treze até Santa Cruz

2

 

X

vermelha

Barra Funda até Lapa

3

 

X

verde

Vila Madalena até Lapa

4

 

X

amarela

Luz até São Lucas

5

X

 

laranja

Cerro Corá até Vila Olímpia

6

 

X

lilás

Santa Cruz até V. Guilherme

7

X

 

verde claro

Vila Olímpia até Vila Prudente

8

 

X

verde

Sacomã até Cidade Líder

9

 

X

verde

Lapa até Pirituba

10

 

X

laranja

Cerro Corá até Vila Jaguara

11

 

X

laranja

Vila Olímpia até Largo Treze

12

 

X

verde claro

Vila Prudente até São Mateus

13

X

 

rosa

Penha até São Mateus

14

 

X

verde claro

Vila Olímpia até Politécnica

15

 

X

vermelha

Lapa até Osasco

16

 

X

azul

Jabaquara até Diadema

17

 

X

amarela

São Lucas até Sto. André

18

 

X

rosa

Penha até Casa Verde

19

 

X

laranja

Largo Treze até Penha

20

 

X

rosa

Casa Verde até Raposo Tavares

21

 

X

laranja

Penha até Águia de Haia

22

 

X

amarela

Vila Sônia até Taboão da Serra

23

 

X

amarela

Santo André até São Bernardo

24

 

X

verde

Cidade Líder até Águia de Haia

25

 

X

lilás

Vila Guilherme até Guarulhos

 

 



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Bibliografia

STM - PITU 2020
DEAK, Csaba - Elementos de uma política de transporte público em São Paulo
Site da PMSP
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