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| AUP-272
Organização
urbana e planejamento
2° semestre
de 2005 Csaba Deák | Maria Lúcia Martins | Nuno Fonseca | Pedro Taddei | João Whitaker Trabalho de equipe apresentada à disciplina de AUP 272 Novembro 2005; html cd, 6.1.16 Plano de Organização Territorial do Centro Pós-Instalação do Metrô amália cristovão dos santos
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ana maria carvalho | intercâmbio
cristina bispo | intercâmbio daniella lobo da costa lima |
fernando de moraes caro | rodrigo minoru hayakawa Tanaka | 1 O esvaziamento do Centro de
São Paulo
A
metrópole de São Paulo tem sua estruturação
físico-espacial
e sua relação com a Área Central regidas de formas
distintas pelas fases de
metropolização, ligadas basicamente à
consolidação das cidades industrial e
pós-industrial. O processo de dispersão que caracteriza o
crescimento mais
recente da metrópole de São Paulo configura um
território descontínuo, nos
quais se identificam aglomerações e vazios intersticiais.
Originam-se
diferentes centralidades, que diferem entre si em seus aspectos
funcionais e
econômicos. Nessa organização dispersa, a
distância fica relativizada quando
ganham força as redes de circulação e A forma de
expansão urbana e a conexão das novas áreas
às
antigas fazem parte, portanto, do processo de esvaziamento e
descaracterização
do Centro. Como resultado dos sucessivos aparecimentos de novos perfis
econômicos em São Paulo, ocorreu o gradual processo de
transferência das
funções do Centro para outros setores da cidade. A Área
Central da metrópole moderna, como vem
(... texto
completo: texto-int.doc ...)
O
perímetro definido para a aplicação das diretrizes
de ocupação é tal como
representado nos mapas anexos. A partir dele pode ser analisado com
mais
propriedade o plano de organização da
ocupação. Encontram-se
nesse perímetro as estações Luz, São Bento,
Anhangabaú, República, Santa
Cecília e Higienópolis. Essa delimitação
busca abarcar estações da Linha
Amarela e das outras linhas, onde também ocorrerá
valorização visto que a
construção da Linha Amarela gera, pela primeira vez uma
disposição de rede,
beneficiando também as outras linhas. A
partir dos mapas de uso e ocupação do solo e de vazios
urbanos dividiu-se tal
perímetro em quatro setores, de acordo com as zonas
homogêneas de
caracterização. Os setores, apontados nos mapas,
são Luz, Santa Cecília,
República-Anhangabaú-São Bento e
Higienópolis. (Visualisar setores: setores.pdf
...)
cd, 6.1.16
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