.Indice Ac-entr
Acumulação entravada no Brasil
Csaba Deák Notas de aula
81  Em defesa da democracia
Luciana Santos

(...)
O Brasil vive uma crise complexa, permeada por múltiplos fatores, que vão da crise internacional, com os efeitos da queda abrupta nos preços das commodities, em particular do petróleo, aos problemas estruturais de nossa economia. Todos eles são amplificados pelo clima de instabilidade política, pelo "quanto pior, melhor" posto em prática pela oposição.

Neste cenário, volta à cena o debate sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Trata-se de um instrumento legal, previsto em nossa Constituição para casos de extrema gravidade, nos quais o chefe do Executivo tenha cometido crimes de responsabilidade.

No entanto, o processo aberto pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (réu em ações de corrupção e lavagem de dinheiro), com apoio do PSDB e DEM, foi elaborado sem fundamentos que comprovem algum ato ilícito da presidente. Neste caso, impeachment sem bases legais é golpe, não há outro nome.

Os ataques feitos a Lula decorrem da força e da esperança que ele representa. No Brasil, a reação das elites foi virulenta e de ataque à democracia sempre que se ousou criar um projeto nacional de desenvolvimento. Foi assim com Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart.
(...)


No Brasil, a reação das elites foi virulenta e de ataque à democracia sempre que se ousou criar um projeto nacional de desenvolvimento.

Luciana Santos (2016)

 
É verdade?

O que é democracia

"e de ataque à democracia" é necessário?

Segue-se:
Foi assim com
Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart
Lista: comentários?


Epílogo 2016 .| 82 Protagonismo perigoso
.Indice Ac-entr