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TFG  Trabaho final de graduação

PO: Klára Kaiser Mori
     
                                                        Dezembro 2007























Projeto de uma liinha de Metrô na Zona Leste

Moreno Zaidan Garcia


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é um desdobramento de uma pesquisa
de iniciação científica sobre o Tramway da Cantareira¹. A idéia
inicial era a de identificar – a partir de um estudo de caso – as relações entre oferta de infra-estrutura e organização do espaço concretizadas em determinada situação. À medida em que esse estudo era desenvolvido, entretanto, a questão inicialmente formulada ia ficando em segundo plano, ao mesmo tempo em que ganhava corpo a percepção de um aspecto de âmbito maior – o acentuado padrão dispersivo da ocupação do território.

Percebemos que o caráter ‘disperso’ da ocupação territorial
não era específi co da área de infl uência do trenzinho e nem
da zona norte, mas era próprio do processo de ocupação de
toda a metrópole de São Paulo, inclusive de sua porção mais
consolidada.

Ainda com base no primeiro estudo, identifi camos que tal
processo de ocupação determinou uma confi guração espacial
acentuadamente fragmentada, que passamos a entender, em
linhas gerais, a partir do caso concreto da zona norte – nosso
objeto de estudo inicial.

Esse é o ponto de partida do trabalho apresentado a seguir.
Seu propósito é, precisamente – através da identifi cação
do caráter fragmentado do espaço na zona norte – sentar
as bases para a realização de um projeto que responda a esse
problema.

Para tanto, além do esforço de caracterização do espaço na
zona norte² – ainda que de forma breve –, fi zemos pequenas
incursões na natureza da constituição do espaço e no papel que
as infra-estruturas de transporte exercem sobre a produção do
espaço. Esses momentos digressivos foram necessários para que
pudéssemos formular o projeto na escala adequada à questão
– fora da qual, nossa proposta poderia ser descabida ou mesmo
inócua. A rápida passagem sobre a especifi cidade brasileira tem
o intuito de reforçar esse mesmo aspecto.

O capítulo 4 contempla a exposição do projeto a título de detalhamento – ainda que dentro do âmbito do projeto funcional. Sua formulação começa no capítulo anterior, momento em que esboçamos, a partir de bases já lançadas, um projeto de rede de transportes metropolitanos que sustenta a linha de metrô sobre a qual nos centraremos na última parte.

1 O Tramway da Cantareira era uma linha ferroviária de bitola de 60 cm que servia
boa porção da zona norte, na primeira metade do século XX. Sua função inicial
era a de transporte de carga – foi estabelecida com o intuito de levar material de
construção às obras do reservatório de água da Companhia Cantareira de Águas
e Esgotos na serra homônima no fi nal do século XIX. Frente à precariedade das
infra-estruturas e ao processo intenso de ‘suburbanização’ corrente no período
subseqüente (1915-1940), adquiriu o papel de importante equipamento de transporte de passageiros. Sobre o Tramway ver Sevá (1976). A respeito do processo
de ‘suburbanização’ no referido período ver Langenbuch (1971).

2 Que é entendido como porção da fragmentação do espaço metropolitano como

um todo.

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