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cd, 09.2.27
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Projeto de uma liinha de Metrô na Zona Leste
Moreno Zaidan Garcia 1.
INTRODUÇÃO O presente trabalho é um
desdobramento de uma pesquisa Percebemos que o caráter
‘disperso’ da ocupação territorial Ainda com base no primeiro
estudo, identifi camos que tal Esse é o ponto de partida
do trabalho apresentado a seguir. Para tanto, além do
esforço de caracterização do espaço na O
capítulo 4 contempla a exposição do projeto a
título de detalhamento
– ainda que dentro do âmbito do projeto funcional. Sua formulação
começa no capítulo anterior, momento em que esboçamos, a partir
de bases já lançadas, um projeto de rede
de transportes metropolitanos que sustenta a linha de metrô sobre
a qual nos
centraremos na última parte.
1 O Tramway da Cantareira era uma linha ferroviária de bitola de 60 cm que servia boa porção da zona norte, na primeira metade do século XX. Sua função inicial era a de transporte de carga – foi estabelecida com o intuito de levar material de construção às obras do reservatório de água da Companhia Cantareira de Águas e Esgotos na serra homônima no fi nal do século XIX. Frente à precariedade das infra-estruturas e ao processo intenso de ‘suburbanização’ corrente no período subseqüente (1915-1940), adquiriu o papel de importante equipamento de transporte de passageiros. Sobre o Tramway ver Sevá (1976). A respeito do processo de ‘suburbanização’ no referido período ver Langenbuch (1971). 2 Que é entendido como porção da fragmentação do espaço metropolitano como um todo. |