Editorial
Até quando vamos aguentar ??
No que deu a CPI da Câmara de SP ? E a CPI dos bancos? Onde foram os U$ 10 bi que o Brasil perdeu com a desvalorização? E o dinheiro que o Cacciola levou? E o Izar, pôde escapar da cassação só por falar que iria contar tudo o que sabe, e ninguém diz nada a respeito? Mostrou-se há alguns meses que nenhum dos maiores bancos do país, ao contrário de você e eu, paga seus impostos, e ninguém fala mais nisso? Descobriu-se que 13 bilhões de dólares, ou 21% do total do dinheiro pago nas privatizações, foi financiado pelo próprio estado brasileiro. Em outras palavras, as privatizações foram na verdade a entrega gratuíta do patrimônio do país a um grupo de privilegiados. Todos esqueceram disso? Os filhos de um Ministro de Estado (na época, o Mendonção) quebram recordes de ganhos na bolsa de valores e o pai explica ingenuamente que ninguém falava de negócios em casa, nem no café da manhã. E todos nós, silenciosamente, aceitamos? E os escândalos se avolumam. O caso SIVAM, a compra de votos para a reeleição, as supostas contas em Caymã, os precatórios, os frangos do Maluf... Enquanto isso, a "economia estabilizada" não segura o aumento dos pedágios, da gasolina, dos ônibus, dos seguros-saúde, dos remédios...Para onde vai este país? Até quando a sociedade brasileira vai aceitar tudo calada?Marchas de sem-terra, e agora também de caminhoneiros, de ruralistas...a indignação vai tomando conta de todas as classes...Não seria hora de dar um basta a tudo isso? De mostrar aos poderosos que o povo tem sua dignidade?
Felizmente logo chegarão as eleições, e algo faz pressentir que desta vez um número maior de pessoas terá plena consciência da importância do seu gesto. Não elejamos mais picaretas...Temos de escolher aqueles que se comprometam em solucionar um país que tem mais de 40 milhões de habitantes vivendo abaixo da linha da pobreza da ONU. Solucionar através da participação, da transparência. A página Dossiê Brasil pretende fazer sua parte na conscientização da importância de valorizarmos cada dia mais a cidadania.A página DossiêBrasil continua com sua proposta de divulgar textos, notícias, livros que fujam da pauta da manipulada grande imprensa, e que deixem às claras as manipulações, as manobras, os desvirtuamentos daqueles que deveriam zelar pelo patrimônio público, ou seja pelo nosso patrimônio. Nesta edição (após um longo atraso), você encontrará informações sobre o uso do amianto (cancerígeno) no Brasil, sobre a vitória da Emenda Popular contra a corrupção eleitoral, você lerá textos que desvendam os mistérios do Plano Real sem ser em "economês", que mostram como realmente funciona a OMC, etc. Mas a página DossiêBrasil ainda pretende ser interativa. E ainda sentimos falta da sua contribuição. Por isso, ponha no papel toda a indignação que você sente, qualquer que seja a área. O descalabro perpetuado por nossos governantes, ou ainda as tremendas injustiças do pensamento único globalizante têm conseqüencias para todos, em todas as áreas profissionais. Denunciá-las é um meio de construir a solidariedade necessária para a recontrução do nosso dilacerado tecido social. Por isso, mãos à caneta !
Você quer navegar nas edições anteriores da página Dossiê Brasil ? Há dezenas de textos, que não perdem a atualidade. Textos sobre o ATTAC, sobre economia, relações internacionais, e muito mais.
Clique abaixo e boa leitura:
|
|
O
"O Brasil Desempregado"
. de Jorge Mattoso, este livro
é o segundo da série editada pela
Fundação Perseu Aabramo,
cuja proposta é explicar de maneira acessível
(tanto na linguagem como no preço
- o livro custa em torno de R$ 5,00)
alguns pontos importantes da política
de desmonte da nação brasileira, promovida
pelo governo FHC. O primeiro livro
da série, apresentado logo abaixo, já vendeu 110.000 exemplares.
"OBrasil Privatizado: um balanço do desmonte do Estado" de Aloysio Biondi, editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, (www.fpabramo.org.br): este livro escancara o verdadeiro caráter da privatização brasileira. "Entre a Nação e a Barbárie", de Plínio Sampaio Jr. Veja a resenha logo acima, no índice desta edição. "Poemas de Janeiro" de Cássia Janeiro, Massao Ohno Editor, São Paulo para os amantes de poesia, este recém-lançado livro traz um trabalho de extremo talento e sensibilidade, recomendado, na apresentaçãodo livro, por Antonio Cândido. Clique aqui para ler um poema da autora "Democracia Viva" a revsita do IBASE (ibase@ax.apc.org)
![]() Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra É a página do MST. É preciso dizer mais ?
Conheça a página da Attac Brasileira
|
![]() Rede de Telemática Direitos Humanos & Cultura Este site é inteiramente dedicado a Direitos Humanos
Este é o site de uma proposta alternativa de ação política. É a proposta de uma rede horizontal de ação política, aberta a todos os interessados. Dê um pulo para dar uma espiada (clique no logo acima). Para contatar a Repolítica, mande e-mail para: repolitica@repolitica.ong.org |
Envie você também endereços
de sites que achar importantes
dossiebrasil@dossiebrasil.ong.org