.Indice TR Espaço
2 A crítica de Marx à teoria de renda 2.5  Os livros faltantes do Capital
Csaba Deák Notas de aula 10.8.30, Rev. 11.8 .29
2.5   c) O método de Marx contra Marx

A aparência da existência histórica da classe de donos de terra no tempo de Marx e a recusa dialèticamente necessária da mesma estão à origem dos dois caminhos seguidos por Marx em sua crítica à teoria de renda  contradição.


Mas a lógica (visão, método) dialética acabou conduzindo Marx a eliminar  a propriedade em terra da estrutura do Capital; enquanto eliminou tbm o trabalho assalariado, mas esse, foi na direção do centro da análise para formar junto com o capital --em uma 'unidade dos opostos'-- para integrar a análise da própria cerne e core do Capital,

enquanto aquele (propriedade em  terra) foi relegado ao limbo das formas concretas do 'processo como um todo', onde veremos, ocupa o lugar da análise da organização espacial da produção.

É essa  a posssibilidade que se abre com a rejeição da teoria de renda: um campo para análise da produção e transformação do espaço no capitalismo, e que deve entrar diretamente na interpretação do 'processo de produção capitalista como um todo'. (=Vol 1)



Marx desejava apresentar o Capital como um "todo artístico dialèticamente articulado".
Mandel in Capital III (P):944
Citando Marx, Carta a Engels, 31 julho 1865



 

     

A contribuição de Rey | A não-categoria da renda

.Indice TR Espaço