.Indice TR Espaço
5  Capital fixo e a transformação do processo de produção
Csaba Deák Notas de aula 10.10.4
5.1  Capital fixo e o processo de produção individual

b) Rigidez do capital e a taxa de lucro individual


Capital total remunerado à taxa média de lucro:

Em teoria isto significaria que o capital circulante deveria retornar um lucro considerado "normal" ao final de cada período de produção, devendo o capital fixo fazer o mesmo ao longo de sua vida útil. Na prática, cálculos como esses não podem ser efetuados por nenhum capitalista, pois nem a vida útil futura do capital fixo, nem a presente e menos ainda a futura taxa média de lucro são ou poderiam ser conhecidas a eles.


Quanto às taxas de lucro futuras que o capital fixo deveria render durante sua vida útil, e à própria vida útil do capital fixo,  dependem ambas adicionalmente da evolução tecnológica futura.                                      

Adicionalmente:

Lucro não pode ser investido gradual/te em K fix: "fundo de reserva"
-- não altera a questão (quando fazer uso dele?)
 Assim, procura do lucro médio   max lucro (condição: π > i  ) / sobrelucro (4)



(4)  A existência de sobrelucros tem sido largamente associada a monopólios, ...- e de resto um monopólio é de fato, direta ou indiretamente, o monopólio de uma técnica de produção (ver também a  n15 no Cap. 7 [que fala sobre ‘barreiras à entrada’ em um ramo de produção- CD]).



Custos diretos devem ser inteiramente cobertos pelo preço de venda. Custos suplementares devem ser geralmente cobertos em uma medida considerável pelo preço de venda a curto prazo. E tem que ser cobertos  por este a longo prazo, pois se não o forem a produção será suspensa.
Marshall (1890)2

Rudimentar...





(2) Marshall (1890): 360; grifos meus.

a)  Capital fixo e circulante | c)  Sobrelucro e nova técnica

.Indice TR Espaço