.Indice TR Espaço
8  Preço da localização e organização espacial
Csaba Deák Notas de aula 10.11.22

8.3b   Especulação com solo / localização urbana
(especulação urbana)


O processo descrito acima de crescimento 'espontâneo',  ou anárquico, levou em conta usuários finais (processo de produção + habitação) apenas, -- que tenderiam a avançar ao longo da frente de transição em camadas sucessivas de localizações em cada período, digamos, ano.

No entanto, é óbvio a todos (na aglomeração urbana) que em dois anos a segunda fileira vai tbm se transformar e seu preço se elevar de acordo, ou que o mesmo vai ocorrer no 3º e 4º anos com  a 3ª e a 4ª fileira, e assim sucessivamente, sempre com a correspondente elevação de preço das respectivas localizações.

Isto cria uma zona de especulação do lado da hierarquia menor (externo, no caso do Centro) da fronteira que se desloca, deslocando-se com, e a frente, da mesma.

Tudo que então é necessário para determinar a lucratividade (esperada) de se comprar um lote, digamos, na 4ª fileira, para revendê-lo no quarto ano (a um ususuário final) é comparar seu preço atual e futuro esperado com a taxa de juro esperada -- nada muito diferente da especulação no mercaado de ações (ou de matérias-primas [commodities]).
                                                                      
Os detallhes cooncretos podem ser complicados15 e inclui riscos. Nem os 'especuladores' são apenas isso: manipulam tbm o 'futuro' por meios incl ilegais e/ ou violentos16 -- sempre atrairam crítica e desprezo -- e como resultado, a especulação acaba não apenas seguindo senão tbm moldado o processo de trransformação do espaço. MAS o caso é que

(15)  Descrição: Castells (1978):136.

(16) Ou ainda legalmente, mas às custas do Estado. Peabody trust (beneficiente ma non troppo) comprou por £10 000 em vez de £54 000 terreno beneficiado por IE. Eles, que ao trabalhar com 'habitação operária', produziam "um tanto além dos meios e em desacordo com as necessidades ... das classes mais pobres."(Select Committee in Ashworth,1954:85).



Crescimento espontâneo -  Zonas de transição, como  a área hachurada, podem tornar-se também zonas de especulação.
(e é por isso que é tolerada, na medida que uma economia é não-planejada) commo resultado da especulação, a transformação do uso do solo pode proceder em escala ampliada -- mais próprio à impplantação de IE vias, cabos, fios etc e constituindo, do ponto de vista do US, uma zona de transição.

-- Após tal 'organização' da T do US,   ainda há necess IE Estado, mesmo se segue, mais q dirige T espaço.

MAS:  no estágios inicias de urbanização, diferenciação baixa, níveis de IE baixos. Cr anárquico < > est extensivo. Precariedade, insalubridade (Dickens, Engels) ainda eram toleráveis ( f() baixo nível de repro).


83a   Crescimento anárquico ('espontâneo') |   84-  Surgimento das condições históricas de planejamento

.Indice TR Espaço