back  RMSP
......back..RMSP/ Planos (Em construção 01.9.1)

PITU Coletivos
PITU 2020  Sistema de transportes coletivos: Metrô (azul escuro), pre-Metrô (azul claro), ônibus 'troncais' (vermelho) e monotrilho (verde).

Rede básica 90.Comparar com Rede básica 1990
.
.
Clique para centralisar


PITU 2020  Interveções na estrutura viária

Fonte: Secretaria do Transporte Metropolitano-STM (1999) PITU 2020/ Plano Integrado de Transportes Urbanos para 2020, São Paulo.PITU 2020

back  Topo da página
back  RMSP
O PITU 2020 no sítio da STM.
Apresentação

Iniciamos a gestão 1995-98 com um Programa Integrado de Transportes Urbanos - Pitu, com metas para até dez anos. Os investimentos ali propostos foram assegurados. Obras foram reiniciadas e entregues. Nesse novo período de gestão, começamos pensando no próximo século, até um horizonte mais distante - o 2020 - dado que a construção do futuro nos transportes, sempre demorado, volumoso, depende de ações presentes.

O Pitu 2020 não é um plano acabado. Ao contrário, é uma obra aberta. O que hoje entregamos é um exercício completo de um processo de planejamento do futuro. Ele contém premissas e informações finitas, conhecidas em determinado tempo, com determinados recursos. A obra pode ser aprimorada - e com certeza será - por novas informações, por intervenções não prognosticadas ou por novos sonhos.

Sonhos, sim. Afinal, o Pitu 2020 teve um início diferente: ao invés de prognósticos frios sobre o futuro, partiu da formulação de um desejo. Uma reflexão sobre como queremos estar vivendo em 2020, qual será a cara da nossa metrópole.

O sonho, construído coletivamente por diversos agentes decisores sobre os rumos da cidade - prefeitos municipais, técnicos de empresas operadoras, urbanistas e estudiosos do transporte público - é estruturar uma metrópole competitiva, saudável, equilibrada, responsável e cidadã. As estratégias específicas para os transportes metropolitanos partem dessa estação.

O mérito de um plano como o Pitu 2020 é servir como referência para o futuro.
É oferecer um leque de possibilidades suficientemente amplo e abrangente que, ao invés de restringir opções, estimule a sua constante adaptação e expansão.

Cláudio de Senna Frederico
Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos