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O Estado, o mercado e planejamento
Csaba Deák Notas de aula 07.7.2; 16.8 15
2.1  Espaço e localização

nLimite da mercadorização: Localizações nào podem ser produzidas enquanto mercadorias; sequer individualmente
Espaço é produzido, localizações resultam (coletivamente)


O plano cartesiano: modelo do espaço do mercado (unificado)
.
O espaço é definido pela relação entre seus pontos (métrica)u
 
No espaço físico,

      as relações precisam ser construídas infraestrura
      as localizações se materializam em porçoes finitas do e^
Produção = transformação do espaço
      (da ligações entre as localizações)
      a cargo do Estado 
 
Uma intervenção no espaço altera o valor de uso d(e todas) as localizações

 
As localizações resultantes são colocadas no mercado
      preços definidos pela competição por elas

Localizações são constituídas em propriedade privada e vendidas por um preço de mercado (<> produção ou de custo)



Loc^s podem estar definidos no solo, abaixo ou acima dele
   (irrelevância da teoria de renda
)
   sendo bem durável, pode-se especular com elas
n


 
Espaço em matemática - O plano cartesiano é o próprio modelo do espaço do mercado unificado. Um espaço é definido por uma métrica, que é uma representação  de como se desloca como se mede a distância -- entre dois pontos.

Referências
3 questões de base
"Verbetes: Produção de espaço"

"Verbetes: Teoria de renda"
DEÁK, Csaba (1985) Sobre especulação imobiliária

Planejamento .|. IE-localização

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