O Estado, o mercado e
planejamento
Csaba
Deák
Notas de aula 07.7.2; 16.8 15
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2.1
Espaço
e localização
nLimite
da
mercadorização: Localizações nào
podem
ser produzidas enquanto
mercadorias;
sequer
individualmente.
Espaço é produzido, localizações resultam (coletivamente) O plano cartesiano: modelo do espaço do mercado (unificado). O espaço é definido pela relação entre seus pontos (métrica) No espaço físico, as relações precisam ser construídas ![]() as localizações se materializam em porçoes finitas do e^ Produção
= transformação do espaço
(da ligações entre as localizações) a cargo do Estado Uma intervenção no espaço altera o valor de uso d(e todas) as localizações As localizações resultantes são colocadas no mercado preços definidos pela competição por elas Localizações são constituídas em propriedade privada e vendidas por um preço de mercado (<> produção ou de custo)
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![]() Espaço em matemática - O plano cartesiano é o próprio modelo do espaço do mercado unificado. Um espaço é definido por uma métrica, que é uma representação de como se desloca ![]() Referências 3 questões de base "Verbetes: Produção de espaço" ![]() "Verbetes: Teoria de renda" ![]() DEÁK, Csaba (1985) Sobre especulação imobiliária ![]() |
Planejamento ![]() ![]() |