A escola de
sociologia francesa
Assim-chamada
Contexto
histórico Na pós-Segunda Guerra, a
França estava entrando em seu estágio de
desenvolvimento intensivo. Assim tinha que montar seu Estado
de Bem-estar; acompanhado pelo
desenvolvimento da ideologia
da social-democracia.
Num
período de ~10anos -- anos '70--
O governo
financia pesquisa urbanística para definir ....programas de
habitação
infraestrutura
'Movimentos sociais urbanos' nesse
contexto são, em última instância, a expressão de
reividacações por novas condições de reprodução da
força de trabalho, condizentes com o estágio
intensivo.
Fundamentação 'teórica': elege Marx (que
não chegou a conhecer o estágio intensivo) com
tendência congênita à dogmatização (para cobrir a
discrepância entre teoria e condições sociais
concretas).
Produziu vasto material de largo apelo em
particular no 'terceiro mundo' onde se almejava
também elevação do nível da reprod, ainda que sem
a base material.
Esgota-se com o advento da crise de
esgotamento do boom de reconstrução pós-guerra e
do próprio estágio de ds intensivo. E desaparece
com o advento do neoliberalismo.
O Estado se retira do centro da organização
social pelos 1980. É o ocaso da 'questão urbana'.
Curiosidade: como alguns de seus mais renomados
expoentes --Castells, à frente (cf. Network
cities)-- foram parar nos anos '80 na
'vanguarda' do neoliberalismo...
Referências
DEÁK,
Csaba (2014) "Cap. 6 Estágios de
desenvolvimento e formas ideológicas" À
busca das categorias da produção de espaço,
ms.
HARLOE, Michael
(1977) "Introduction" Captive cities.
Studies in the Political Economy of Cities
and Regions Sage, London
MORI,
Klára (2014) "A escola de sociologia francesa"
no curso AUP5823 Teorias da organização
espacial, aula 14.10.20
SKOUBY, Eric Knud
(1978) "Captive cities. Studies in the Political
Economy of Cities and Regions by Michael Harloe"
Acta Sociologica Vol.21, No.1, pp. 81-83,
Article Stable URL: http://www.jstor.org/stable/4194218
cd,14.10.29
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