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Ideologia  em elaboração


Versão preliminar 4.8.1 Rev. 5.9.21; 5.12.14; 6.12.2; 7.1.6, 7.9.22; 10.12.11; 13.6.20

 Conexões



ideolog/ cd, 4.8.1



Magritte The Son of man


Ideologia

A vitória das idéias é a vitória dos portadores materiais das idéias.
Brecht

A violência da opressão constitui o fator mais diretamente perceptível da ordem social condenada e objetivamente cada vez menos sustentável.
Lukács1

Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência através de força explícita. Assim a ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status quo e da própria sociedade.

O objetivo da ideologia é o consentimento ativo dos membros da sociedade burguesa à manutenção do status quo, da ordem social estabelecida[2]. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência através de força explícita. Assim a ideologia torna-se um dos instrumentos da reprodução do status quo e da própria sociedade. A pedra angular para o alcance desse objetivo é a idéia do bem comum a Commonwealth, que em conjunto com o racionalismo, constitue a base mesma do liberalismo.

Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos para alcançar determinados fins. Tais fins são postulados em nome do interesse coletivo (Commonwealth), base da própria ideologia liberal e que se torna assim, a base também do racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à base do planejamento da organização econômica e espacial da reprodução social.

O postulado do interesse coletivo elimina os conflitos de interesses (de classe, entre uma classe e seus membros e até de simples grupos de interesse) existentes em uma sociedade, seja em nome do princípio de funcionamento do mercado, seja como princípio orientador da ação do Estado. Abre espaço para soluções racionais a ‘problemas’ econômicos (de alocação de recursos) ou urbanos (de infraestrutura, da habitação, ou do meio ambiente) com base em soluções 'técnicas' e 'eficazes'.

O método precípuo da ideologia é a utilização do discurso lacunar  [3]. Nesse, uma série de proposições, nunca falsas, sugere uma série de outras, que o são. Desse modo, a essência do discurso lacunar é o não dito (porém sugerido).

Exemplo: 'Todos são iguais perante a lei' (verdade, numa sociedade burguesa) sugere que todos são iguais no sentido de terem oportunidades iguais (o que é falso, devido à propriedade privada dos meios de produção).

Formas ideológicas correspondentes aos estágios de desenvolvimento:


estágio extensivo  <--> liberalismo

estágio intensivo  <--> social democracia

capitalismo contemporâneo
  (ou tardio, ou crise atual)
<-->
neoliberalismo

* * *

A ideologia é produzida na podução intelectual e acadêmica, é consolidada nas instituições e divulgada na imprensa especializada e diária (Exemplos ).

* * *

A sociedade de elite não produz sua ideologia, senão 'importa'  elementos da ideologia liberal, sem as condições concretas em que aquela foi produzida. As incongruências resultantes entre ideologia e sociedade originam as feições peculiares da ideologia da elite.



[1] Lukács (1948) Existencialismo ou Marxismo Senzala São Paulo :143

[2]  Ideologia no pensamento Marxista (materialismo dialético) é um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. Até Gramsci. Althusser foi o primeiro a substituir ‘interesses da classe dominante’ por ‘reprodução [social]’. hegemonia da burguesia ,a reprodução da sociedade [burguesa] ficou identificada com ‘interesses da classe dominante’, ao passo que Althusser devolveu à reprodução social (1971) o status de última instância de análise e interpretação da sociedade, e em particular, do Estado. É só lembrar que a segunda conceituação em última instância, inclui a primeira, visto que ‘interesse da classe dominante’ em última análise, só pode ser a manutenção da ordem estabelecida –vale dizer, reprodução da formação social. Minha própria interpretação acrescenta ainda a correspondência entre os estágios de desenvolvimento e formas ideológicas, decorrente da necessidade da parte expressa do discurso dessas últimas guardar relação com as mutantes condições concretas da sociedade através dos estágios de desenvolvimento.

[3] (Althusser, 1965; difundido entre nós, Chauí, 1977, 1979 e depois de Decca, 1981).



Referências

ALTHUSSER, Louis (1965) "Du Capital à la philosophie de Marx" Lire le Capital Maspéro, Paris

ALTHUSSER, Louis (1970) Sur la reproduction PUF, Paris

CHAUÍ, Marilena (1977) "Crítica e ideologia" in Cultura e democracia Cortez, São Paulo, 1989

CHAUÍ, Marilena (1979) O que é ideologia Brasiliense, São Paulo

DE DECCA, Edgar (1981) O silêncio dos vencidos Brasiliense São Paulo, esp.:44:51

cd,4.8.1; 10.12.11; 13.6.20

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