Ideologia
A
vitória das idéias é a vitória dos portadores
materiais das idéias.
Brecht
A violência da opressão constitui o fator mais
diretamente perceptível da ordem social condenada
e objetivamente cada vez menos sustentável.
Lukács1
Ideologia no pensamento Marxista (materialismo
dialético) é um conjunto de proposições elaborado,
na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer
aparentar os interesses da classe dominante com o
interesse
coletivo, construindo uma hegemonia
daquela classe. A manutenção da ordem social
requer dessa maneira menor uso da violência
através de força explícita. Assim a ideologia
torna-se um dos instrumentos da reprodução do status
quo e da própria sociedade.

O objetivo da ideologia é o consentimento ativo
dos membros da sociedade burguesa à manutenção do
status quo, da ordem social
estabelecida[2]. A
manutenção da ordem social requer dessa maneira
menor uso da violência através de força explícita.
Assim a ideologia torna-se um dos instrumentos da
reprodução do status quo e da própria
sociedade. A pedra angular para o alcance desse
objetivo é a idéia do bem comum a Commonwealth,
que em conjunto com o racionalismo, constitue a
base mesma do liberalismo.
Racionalismo é a corrente central no pensamento liberal que se
ocupa em procurar, estabelecer e propor caminhos
para alcançar determinados fins. Tais fins são
postulados em nome do interesse coletivo
(Commonwealth), base da própria ideologia
liberal e que se torna assim, a base também do
racionalismo. O racionalismo, por sua vez, fica à
base do planejamento
da organização econômica e espacial da reprodução
social.
O postulado do interesse coletivo elimina os
conflitos de interesses (de classe, entre uma
classe e seus membros e até de simples grupos de
interesse) existentes em uma sociedade, seja em
nome do princípio de funcionamento do mercado,
seja como princípio orientador da ação do Estado.
Abre espaço para soluções racionais a ‘problemas’
econômicos (de alocação de recursos) ou urbanos
(de infraestrutura, da habitação, ou do meio
ambiente) com base em soluções 'técnicas' e
'eficazes'.
O método precípuo da ideologia é a utilização do
discurso lacunar [3]. Nesse, uma
série de proposições, nunca falsas, sugere
uma série de outras, que o são. Desse modo, a
essência do discurso lacunar é o não dito (porém
sugerido).
Exemplo: 'Todos são iguais perante
a lei' (verdade, numa sociedade burguesa) sugere
que todos são iguais no sentido de terem
oportunidades iguais (o que é falso, devido à
propriedade privada dos meios de produção).
Formas ideológicas correspondentes aos estágios de
desenvolvimento:
* * *
A ideologia é produzida na podução intelectual e
acadêmica, é consolidada nas instituições e
divulgada na imprensa especializada e diária
(Exemplos ).
* * *
A sociedade de
elite não produz sua ideologia, senão
'importa' elementos da ideologia liberal,
sem as condições concretas em que aquela foi
produzida. As incongruências resultantes entre
ideologia e sociedade originam as feições
peculiares da ideologia da
elite .
[1] Lukács (1948) Existencialismo
ou Marxismo Senzala São Paulo :143
[2]
Ideologia no pensamento Marxista
(materialismo dialético) é um conjunto de
proposições elaborado, na sociedade burguesa, com
a finalidade de fazer aparentar os interesses da
classe dominante com o interesse coletivo,
construindo uma hegemonia
daquela classe. Até Gramsci. Althusser foi
o primeiro a substituir ‘interesses da classe
dominante’ por ‘reprodução [social]’. hegemonia da
burguesia ,a reprodução da sociedade [burguesa]
ficou identificada com ‘interesses da classe
dominante’, ao passo que Althusser devolveu à
reprodução social (1971) o status de última
instância de análise e interpretação da sociedade,
e em particular, do Estado. É só lembrar que a
segunda conceituação em última instância, inclui a
primeira, visto que ‘interesse da classe
dominante’ em última análise, só pode ser a
manutenção da ordem estabelecida –vale dizer,
reprodução da formação social. Minha própria
interpretação acrescenta ainda a correspondência
entre os estágios de desenvolvimento e formas
ideológicas, decorrente da necessidade da parte
expressa do discurso dessas últimas guardar
relação com as mutantes condições concretas da
sociedade através dos estágios de desenvolvimento.
[3] (Althusser, 1965; difundido
entre nós, Chauí, 1977, 1979 e depois de Decca,
1981).
Referências
ALTHUSSER, Louis (1965) "Du
Capital à la philosophie de Marx" Lire
le Capital Maspéro, Paris
ALTHUSSER, Louis (1970) Sur
la reproduction PUF, Paris
CHAUÍ, Marilena (1977)
"Crítica e ideologia" in Cultura e
democracia Cortez, São Paulo, 1989
CHAUÍ, Marilena (1979) O
que é ideologia Brasiliense, São Paulo
DE DECCA, Edgar (1981) O
silêncio dos vencidos Brasiliense São
Paulo, esp.:44:51
cd,4.8.1;
10.12.11; 13.6.20
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