.Verbetes
 

estrutura urbana  versão preliminar


Versão inicial 6.5.30

 Conexões
 
espaço | localização | infraestrutura | uso do solo



estrut-urb/ cd, 6.5.30

Esquema da estrutura de São Paulo com os grandes vetores da aglomeração, a localização da renda mais alta (azul) e os centros principais (vermelho).


RMSP, cca. 2000  Estrutura viária principal e grandes equipamentos.


RMSP, 1987  Estrutura de polarização


RMSP, 1997  Localização dos empregos

Representações da estrutura urbana --mapas temáticos--  da Região Metropolitana de São Paulo, com a indicação dos temas e datas.

estrutura urbana


Estutura urbana é o conjunto das infraestruturas que constituem o espaço da aglomeração urbana e do conjunto das instalações dos processos individuais de produção e reprodução --uso do solo-- que ocupam as localizações daquele espaço.

A estrutura urbana está em permanente mutação como resultado de processo de produção/ transformação do espaço, como requisito de sua adaptação às condições mutantes da reprodução social.

A estrutura urbana é sujeita aos processos de obsolescência --devido à vida útil dos estruturas físicas que a compõem-- e renovação, através da produção do espaço mediante novos investimentos na substituição dos elementos obsoletos e criação de novos.

Uma representação da estrutura urbana é sempre parcial, focalizando alguns de seus aspectos --daí 'mapas temáticos'--, e é específica de um momento histórico.





Referências

DEÁK, Csaba (1985) Rent t
heory and the price of urban land/ Spatial organization in a capitalist economy PhD Thesis, Cambridge, especialmente Capítulos 4: "Location and space"* e 7: "Anatomy of the transformation of land use".

* Versão em português: Deák, Csaba (2001) À busca das categorias da produção do espaço Cap.5: "Localização e espaço: valor de uso e valor".




.Topo
back.Indice Verbetes