Apresentação
Nômades nas estepes
A conquista: nos Cárpatos
A época das expedições
Consolidação: o território
A monarquia feudal
Economia européia 
A consolidação do Estado
O apogeu do feudalismo
A Bula de Ouro (1222)
O ocaso do feudalismo
A invasão dos tártaros
Os últimos Árpádinos [1301]
Os reis Anjou [1308-1382]
Os turcos e Hunyadi [1430]
O rei eleito: Mátyás
Nasce um novo mundo 
Epílogo: HISTÓRIA II: Dos  
  descobrimentos até hoje


Criado 2005.7.21
PEQUENA HISTÓRIA DA HUNGRIA I.
Da fundação à alta Idade Média
(Até 1500)

Apresentação



O presente resumo da história da Hungria visa apresentar, de modo sintético, os grandes traços da história daquele país, decerto pouco acessíveis ao leitor brasileiro, inseridos no contexto da história européia. Os fatos relativos à Hun­gria são de conhecimento geral na própria Hungria; quan­to à interpretação da história européia, é ela tribu­tá­ria de historiadores como os ingleses Christopher Hill e A L Morton ou o francês Jean Soboul.

Os nomes dos personagens são apresentados aproxi­man­do­‑se o quanto possível de suas formas de origem, com pou­cas exceções de nomes de conhecimento geral, como Timur­lão. Os nomes húngaros, em particular, são grafa­dos em sua versão nativa: boa parte seria intraduzível de qual­quer maneira, e a rigor, a maior razão ainda os que têm correspondente português: ‘Sigis­mun­do’ ou ‘Luís, o Grandenão ‘traduzem’, de algu­ma maneira, Zsigmond, ou Lajos Magno.

A divisão da Pequena História da Hungria em duas partes não tem outra razão que seu autor não conseguiu chegar ao termo de sua tarefa a tempo para o milicen­te­nário da fundação daquele país, e sentiu que era melhor a parte agora, que o todo depois. Em sinal de otimismo e a guisa de compromisso, coloca um resumo da segunda parte na contra‑capa*.

Cs D, 1996


*A contracapa nesta versão (2005) tornou-se o Epílogo.

Título top.top.Próxima