Apresentação
Nômades nas estepes
A conquista: nos Cárpatos
A época das expedições
Consolidação: o território
A monarquia feudal
Economia européia 
A consolidação do Estado
O apogeu do feudalismo
A Bula de Ouro (1222)
O ocaso do feudalismo
A invasão dos tártaros
Os últimos Árpádinos [1301]
Os reis Anjou [1308-1382]
Os turcos e Hunyadi [1430]
O rei eleito: Mátyás
Nasce um novo mundo 
Epílogo: HISTÓRIA II: Dos  descobrimentos até hoje

Criado 2005.7.21

PEQUENA HISTÓRIA DA HUNGRIA I.
Da fundação à alta Idade Média
(Até 1500)


A época das expedições

[896-955]

A transição à organização feudal foi tudo menos instan­tânea ou pacífica. Ao plano externo, o povo nômade prosseguia por quase um século ainda com seu modo de vida peculiar e praticava incursões por toda a Europa, então em pleno processo de consoli­dação das novas nações‑estado oriundos da disso­lu­ção do império de Carlos Magno. Esse período é assim descrito por Colin McEvedy:

Os saqueadores vikings e muçulmanos (os vândalos) estavam ativos havia um século quando os magyares chegaram à Europa, mas era sòmente então que a miséria da cristandade tornou‑se completa. Forçados a abadonar seus territórios na Rússia, os magyares ocuparam a Hungria (apenas ralamente ocupado pelos búlgaros, cujo centro de gravidade situava‑se ao Sul do Danúbio) e, com o encorajamento míope do rei alemão, passaram os primeiros anos do século X destruindo o Império da Grande Morávia. Então seus cavaleiros passaram às expedições pela Europa afora que eram tão rápidas, de longo alcance e selvagens quanto aquelas dos piratas marítimos. A triste condição da Europa Ocidental é eloquentmente ilustrado pela história de Borgogna, um estado que pareceria relativamente inacessível, mas que em meio século foi saqueado pelos vikingues, os vândalos e os magyares sucessivamente. (MEP)













Incursões na Europa no século IX: rotas dos  vikings da Escandinávia (azul escuro), dos húngaros (vermelho) e vândalos da África (azul claro). Mapa: TAWH
.

No plano interno, a adaptação significava a cons­trução de uma hierarquia social muito mais rígida que aquela da organização tribal. O último estímulo para tanto foi Lechfeld onde as forças germânicas, (re‑)unidas por um novo e hábil rei, Otto I, aniquilaram uma força expedicionária magyar (955). A repercussão do revés entre as tribos húngaras era imensa e anunciava: os dias da vida nômade e livre estavam contados …


Anterior top.| top.Próxima
Topo top